Vôlei de praia, regras básicas e curiosidades

Vôlei de praia, regras básicas e curiosidades

Um dos esportes favoritos dos brasileiros depois do futebol é o vôlei e a sua versão vôlei de praia. Um país como uma das costas oceânicas mais grandes do mundo, o Brasil é um dos melhores países para praticar esse esporte. Contudo igual aos outros esportes que também contam com a sua versão de areia, o volei de praia também possui algumas regras adaptadas.

Nesse sentido, com o intuito de informar aos leigos e reforçar algumas regras nasce esse artigo. Além de pontuar algumas regras básicas, vamos dar uma volta histórica nesse incrível esporte. Desse modo você saberá como nasceu o vôlei de praia e como hoje faz parte da competição esportiva mais importante do mundo: os jogos olímpicos.

História do vôlei de praia

Como foi mencionado o vôlei de praia foi uma evolução do vôlei que começaram a surgir nas praias de Santa Mônica Califórnia, em meados da década de 20. Contudo, apenas nos anos 70 começou a surgir algumas competições e torneios profissionais. Dessa maneia, com a crescente popularidade o volei de praia começou a ser praticado em todo mundo, inclusive no Brasil.

vôlei de praia masculino

Mas foi apenas em 1996 que o vôlei de praia se transformou em uma modalidade olímpica, tanto no vôlei de praia masculino, como no volei de praia feminino. Desde então o Brasil ainda segue sendo uma das grandes potências desse esporte.

Regras do vôlei de praia

Decerto as regras do voleibol e do vôlei de praia são muito similares entre si, mas, ainda assim, existem algumas diferenças, sendo a principal o tipo de terreno do jogo. Desse modo as medidas do campo se dividem em 16 metros de largura por 8 metros de altura. Logo, curiosamente a bola utilizada na partida é igual à bola em uma partida de vôlei, embora a pressão interna seja menor.

Ademais uma partida está dividida por sets, sendo que para uma equipe ganhar um set é necessário alcançar os 21 pontos com 2 pontos de diferença. Finalmente, ganha uma partida a primeira equipe que conquiste 2 sets primeiro.

As diferenças entre o vôlei de praia e o vôlei tradicional

Apesar do vôlei de praia feminino ser uma evolução do vôlei, algumas regras do volei de praia foram adaptadas para ajustar uma partida ao terreno e a quantidade de jogadores. Dessa forma, o número de jogadores por equipe consiste em duas pessoas em comparação com 6 do jogo normal.

bola vôlei de praia

Logo o bloqueio conta como um toque, ou seja, se existe bloqueio a equipe apenas contará com mais dois toques sendo o segundo permitido porque bloqueou. Também não exite posição definida e os jogadores podem se mover livremente no campo. Além do mais as equipes no primeiro set mudam de campo de 7 em 7 pontos.

Curiosidades sobre o vôlei de praia

Em contraste com o vôlei tradicional, o vôlei de praia é um esporte que se pratica ao ar livre e por essa razão os jogadores terão que levar em conta as condições meteorológicas. Por isso, além de uma boa técnica os jogadores precisam estar preparados para se adaptar a qualquer tipo de imprevisto.

Em contrapartida, as jogadoras do vôlei de praia feminino travaram uma batalha judicial para mudar as regras do tipo de uniforme. Ou seja, anteriormente a ideia poder usar apenas biquíni era em parte um tipo de estratégia sexista para atrair ainda mais visibilidade ao esporte. Porém, desde as olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016 era possível optar por outra vestimenta. Ainda assim algumas jogadoras ainda optam por usar o tradicional biquíni.

Autor: Cecília Leão Marçal
Data da publicação: 18 noviembre, 2020

Relacionados

Como voltar a fazer musculação?

Como voltar a fazer musculação?

Como se relaciona os hormônios e o esporte?

Como se relaciona os hormônios e o esporte?

Slackline, um novo esporte que trabalha o equilíbrio

Slackline, um novo esporte que trabalha o equilíbrio

Voleibol: curiosidades deste esporte tão apaixonante

Voleibol: curiosidades deste esporte tão apaixonante