Como se relaciona os hormônios e o esporte?

Como se relaciona os hormônios e o esporte?

Para você que está acostumado a praticar atividade física não será uma novidade relacionar os hormônios com a atividade física. Nesse sentido, quando praticamos qualquer tipo de esforço físico, liberamos e sintetizamos no nosso organismo mais de 50 hormônios.

Por essa razão nos sentimos tão bem quando terminamos de praticar esporte e a resposta para esse sentimento está em alguns hormônios específicos. Assim sendo, entre todos poderíamos destacar os mais relevantes e responsáveis pela regulação do nosso organismo. Sendo eles, a: endorfina, serotonina, oxitocina, dopamina que são responsáveis por produzir essa sensação de bem-estar.

Exercícios físicos e os hormônios

Assim, os hormônios são substâncias químicas liberadas no sangue para realizar certas funções. Alguns autores afirmam que, como resultado da adaptação ao treinamento físico, os hormônios são liberados com o exercício, logo o estado de ânimo da pessoa estará diretamente relacionada.

O sistema nervoso secreta uma série de hormônios, glândulas endócrinas, que são liberadas no sangue quando se pratica algum tipo de atividade física. Enquanto outras glândulas são chamadas de glândulas exócrinas, que têm funções específicas.

dançar

Com a ativação da primeira, os hormônios endócrinos que afetam os hábitos de exercícios são liberados no sangue pelas glândulas suprarrenais, que estão presentes na cavidade abdominal, no pâncreas, testículos e ovários. Desse modo essas glândulas liberam hormônios no sangue e que em certos casos funcionam como um estimulante do nosso sistema nervoso.

Endorfinas, um dos hormônios da felicidade

Sempre que falamos de esporte e bem-estar, eles são os principais protagonistas, por isso são chamados de hormônios da felicidade. Por isso que, ao se apaixonar, as endorfinas são responsáveis por relaxar, excitar e até produzir a famosa sensação de borboletas no estômago. Logo elas também poderão produzir um efeito analgésico no corpo.

Desse modo as endorfinas podem reduzir a dor, a ansiedade e aumentar o prazer. Ou seja, nos sentimos bem quando praticamos esporte porque o corpo as produzem por conta própria durante o exercício físico. Quanto mais intensa a atividade e quanto mais perto estamos do limiar aeróbio, mais endorfinas são liberadas.

Como a dopamina pode ser um dos hormônios mais importantes para a atividade física?

O hormônio do prazer, embora de fato, esteja intimamente relacionado à motivação, a dopamina é definitivamente o hormônio do prazer. Nesse sentido, quando mantemos uma rotina de atividade física, a dopamina é secretada no nosso cérebro.

Além disso, ela também está relacionada a criatividade, curiosidade, capacidade de aprender, regulação do sono. Por essa razão que praticar exercícios de alta intensidade ou fazer 20 minutos de corrida possam ser suficientes para começar a aumentar seus níveis no corpo.

Oxitocina

Por que os atletas do mesmo time mostram entusiasmo em alcançar seus objetivos? Não há dúvida de que a oxitocina seja o hormônio mais transmissível de todos os humanos, por isso também é conhecida como o “hormônio do abraço”. Desta maneira ela promove a conexão emocional com as pessoas ao nosso redor. Em outras palavras, um time também serve como uma grande fonte de motivação e a oxitocina é uma das razões.

ciclismo

Apesar de dançar, abraçar e sair com amigos também promovam a secreção desse hormônio a atividade física também tem uma relação íntima com a oxitocina. Dessa maneira a constância na prática de exercícios aumentará os efeitos desse hormônio. Além das atividades em grupo, outras atividades, como ioga, também aumentam seu efeito no organismo.

Autor: Cecília Leão Marçal
Data da publicação: 30 abril, 2021

Relacionados

Como voltar a fazer musculação?

Como voltar a fazer musculação?

Vôlei de praia, regras básicas e curiosidades

Vôlei de praia, regras básicas e curiosidades

Slackline, um novo esporte que trabalha o equilíbrio

Slackline, um novo esporte que trabalha o equilíbrio

Voleibol: curiosidades deste esporte tão apaixonante

Voleibol: curiosidades deste esporte tão apaixonante