Torção do tornozelo: uma das lesões mais comuns nos jogadores de voleibol

Torção do tornozelo: uma das lesões mais comuns nos jogadores de voleibol

A torção do tornozelo é técnicamente chamada de entorse do tornozelo. E é um tipo de lesão muito comum em atletas, especialmente em jogadores de voleibol. Os profissionais, por realizarem os treinamentos com maior intensidade e frequência, estão mais expostos às entorses de tornozelo, especialmente durante os treinos para jogos decisivos, onde entra na quadra a expectativa, a tensão e o estresse.

Todos os atletas do vôlei sabem que o tornozelo é fundamental na sua estabilidade e garantia da sua produtividade. O treinamento propioceptivo é uma das técnicas da moda para evitar lesões ou reduzir os fatores de risco, mas compreender o que é uma entorse do tornozelo e adotar medidas simples podem ser os primeiros passos para uma prática esportiva consciente e o mais longe possível das lesões. A genética, por exemplo, pode contar a favor ou contra de uma torsão no tornozelo, assim como a escolha do equipamento adequado também pode ser fundamental para garantir um bom equilíbrio. Te deixamos algumas informações básicas a seguir.

torcao-tornozelo

Uma lesão dos ligamentos

A mais comum das ocorrências quando o assunto é ortopedia. O entorse do tornozelo ou torção do tornozelo é uma lesão frequente em atletas, mas pode acometer a não esportistas também. Os sintomas são evidentes, porque entorses de tornozelo ocorrem, em todos os casos, quando o indivíduo gira, vira ou torce o tornozelo de mal jeito. A dor, o inchaço na região e a limitação dos movimentos são os principais sintomas.

Nossas articulações são protegidas pelos ligamentos, que são faixas de tecidos resistentes. Quando sofremos uma torção, esses tecidos podem ser simplesmente esticados ou desarranjados, o que seria um grau 1 de entorse, ou podem ser parcialmente rompidos, provocando um grau 2, ou, se ocorre um rompimento total dos ligamentos do tornozelo, a lesão ligamentar é considerada grave de grau 3. Ao princípio, no calor da queda, pode parecer que a situação não é tão feia, mas o quadro pode evoluir rapidamente, por isso se recomenda consultar seu médico e realizar minimamente um raio x e uma ressonância magnética, para assegurar que o osso não foi fraturado também.

Causas da torção do tornozelo e alguns sintomas

Uma entorse de tornozelo é mais frequente em esportistas do que em pessoas sedentárias. No entanto, alguns fatores podem contribuir para que a torção do tornozelo ocorra. Em geral, quando o pé é supinado, ou seja, a pessoa ao pisar se apoia na sua borda lateral, e costuma pisar para dentro em inversão, é muito propensa a sofrer uma lesão. A genética também pode ser desfavorável, a frouxidão no capsulo-ligamentar pode comprometer os movimentos dos pés e levar a entorses graves (grau III), moderados (grau II) ou leves (grau I). Mas até mesmo com o despreparo físico ou o uso de sapatos inadequados, você pode comprometer seu tornozelo.

O tornozelo é o principal ponto de observação em caso de suspeitar de uma torção nessa região. Se formará um edema, um hematoma, a pele ficará vermelha e a temperatura vai aumentar. A dor vai variar de acordo com a gravidade da lesão que os ligamentos sofreram. Você certamente terá dificuldade para ficar de pé ou caminhar e a sensibilidade ao toque na parte afetada será facilmente perceptível.

torcao-tornozelo-3

Tratamento para superar a torção do tornozelo

A primeira coisa a fazer ao suspeitar que sofreu uma entorse no tornozelo é buscar ajuda médica. Nunca é excessivo descartar problemas mais graves, como uma fratura. Juntamente com os sintomas, uma ressonância magnética permitirá o diagnóstico da gravidade da lesão ligamentar. Comprovada a torção do tornozelo, o tratamento é, basicamente, a imobilização, que pode ser associada, em alguns casos, à aplicação de gelo a cada três horas e à fisioterapia.

Você estará proibido de apoiar o pé no chão e, se necessário, poderá fazer uso de muletas, para sua segurança e bem estar na hora de se locomover. Em atletas, uma lesão de grau 1 se trata sem imobilização, mas quando há uma lesão de grau 3, uma cirurgia pode ser recomendada para um maior controle da recuperação. Os ligamentos se recuperam dentro de três a quatro semanas, é uma questão de tempo e cuidado, mas nem todos os organismos reagem da mesma maneira.

Conselhos para lidar com essa situação

Se você quer evitar uma entorse do tornozelo, alguns conselhos são viáveis e, em geral, tornam os ligamentos menos susceptíveis a uma lesão. Já sabemos que existem fatores de risco, como a genética ou o despreparo físico, que podem ser minimizados investindo em: exercícios que fortaleçam os músculos e que treinem seu equilíbrio, fazer sempre aquecimento antes de começar qualquer prática esportiva, evitar movimentos bruscos e usar calçado estável.

Em casos após a lesão, é muito importante observar alguns conselhos que tornam a recuperação mais rápida ou mais eficiente: não bote o pé no chão antes da hora, siga as recomendações do seu médico, procure elevar a perna para reduzir o inchaço. Quando estiver apto a retomar suas atividades, vá aos poucos, realize exercícios para recuperar os movimentos, a força e o equilíbrio. Lembre de ser prevenido, porque as entorses costumam se repetir com certa frequência, especialmente quando são de nível grave.

Autor: Cecília Leão Marçal
Data da publicação: 16 abril, 2020

Relacionados

Qual a importância de fazer sexo para saúde?

Qual a importância de fazer sexo para saúde?

Ser positivo na hora de criar hábitos

Ser positivo na hora de criar hábitos

Como combater a ansiedade com a ajuda do exercício físico

Como combater a ansiedade com a ajuda do exercício físico